mas lamentam-se!

Terça-feira, 26 de Fevereiro de 2008
Ontem assisti ao programa prós e contras, achei estranho porque o programa tinha uma bolinha vermelha, fiquei mesmo intrigada mas depois de muito tempo percebi que era o "e" dos Prós e Contras, fiquei muito mais aliviada!

O tema era a Educação,  ministra Maria de Lurdes Rodrigues e professores frente a frente, previ logo que iria ser um debate mesmo interessante.

Aquilo eram só professores, uns todos engravatados outros de t.shirt, t.shirt´s essas com slogan´s alusivos só faltou mesmo cartazes e pom-pom, então com a ministra lá era uma festa. O mais giro mas a jornalista Fátima Campos Ferreira tinha que intervir eram a salvas de palmas cada vez que os que estavam a debater falavam lá vinha uma grande salva de palmas, será preciso dizer que a ministra ficou a perder em salvas de palmas????
Também gostei da intervenção de um professor de matemática conseguiu chamar nomes à ministra mas de forma extremamente educada e sincera, a ministra é que não gostou nada e se já não tinha cara de simpática então depois do que ouviu ficou ainda pior.

Por um lado em certos assuntos até concordei com a ministra mas em outros tive que discordar...

Não é novidade nenhuma que o ensino Português está uma desgraça e prevejo mais dias negros. Existem mais professores que alunos o que é uma chatice pois muitos licenciados ficam desempregados, os jovens cada vez ganham mais liberdade e só se importam com os direitos sem pensarem nos deveres.
A verdade é que os jovens tão-se pouco importando para os estudos, alguns nem tem objectivos mas tudo isto faz parte de um ciclo vicioso.

Quando andava a estudar, até ao 9º ano nunca senti injustiça perante as notas mas quando fui para o secundário aí sim senti.
Haviam colegas com fraco rendimento escolar mas quando chegavam ao final de ano passavam todos... sentia-me injustiçada porque estudava para tirar boas notas enquanto que as outras não faziam rigorosamente nada mas tinham o mesmo resultado que eu...passar de ano. Apesar de ser injusto para quem se esforça também compreendo o outro lado da moeda, se não passassem iriam desistir de estudar o que aconteceu quando deixaram disciplinas por fazer, como viram que tinham que andar mais um ano a fazer aquelas malditas disciplinas optaram pela via mais fácil...deixar de estudar.

Agora e cada vez mais aparecem cursos profissionais o que é muito bom porque tanto dá para ficar com o 12ºano e com um curso de nível III como ainda dá para o acesso ao ensino superior...eu segui por este caminho, aproveitei uma grande oportunidade e só não segui para a universidade porque não sabia por onde seguir mas ainda vou a tempo apesar de não estar para aí muito virada.

Agora existem os CEF e os centros de novas oportunidades, muitos professores não concordam com estes cursos devido ao que eu disse anteriormente, ser injusto para quem estuda, eu por mim não me importo nada e até concordo com esta implementação...dar oportunidade a quem não aproveitou ou a quem não conseguiu e espero que estas oportunidades nunca deixem de existir mais vale ter um curso profissional do que não ter nada e ainda para mais é muito mais estimulante andar num destes cursos do que andar num cientifico ou num humanístico, eu no meu curso de Acção Social aprendi tanta coisa, coisas essas que servem para o meu dia-a-dia e espero que também sirvam para o meu futuro emprego...

Aprendi a dar valor ao meu próprio mérito, sei que tenho capacidades e se me esforçasse ainda mais chegava longe, sempre tive apoio e meios para estudar muitos dos meus colegas não tiveram isso por isso apesar da injustiça não posso refilar.

Agora vou começar num novo curso, um curso pós-laboral que dá para todas as pessoas que tenham o 12ºano, é um curso pós-secundário e se eu quiser depois consigo entrar na universidade... obrigada ministra pela oportunidade!

Quanto ao programa não o consegui ver todo mas pelo pouco que vi até que teve piada!



sinto-me: contente
publicado por LuaPrateada às 13:31
link do post | comentar | | | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Fevereiro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24


últ. comentários
Passei - te um desafio , vê no meu blog (:Beijinho...
Olá!Ahah xD Essa aí está muitooo boa! =Pbeijoquita...
Adoro a música, está linda! (; Passei-te um desafi...
É verdade! Mais vale aguentar e pensar em coisas f...
"Lei das Filas e dos Engarrafamentos: A fila do la...
Bem, o que eu me ri com este guia prático.Algumas ...
A vida é bem melhor quando temos a quem dar a mão....
Olá.Estive a ver o teu blog e decidi desejar um fe...

blogs SAPO


Universidade de Aveiro